Avançar para o conteúdo principal

Ciclo do linho


Esta era a nossa camioneta, igual a tantas outras não fosse o nosso cartaz ser uma homenagem a todas as bordadeiras que se encontravam a bordo. ;)
Vou tentar descrever o ciclo do linho, em Março é quando se semeia a linhaça (semente do linho). As sementes não devem ficar fundas, pois as plantas são arrancadas do solo.




Estas são arrancadas em Junho quando as cantarinhas estiverem maduras e depois de colhidas ripam-se num ripanço, das cantarinhas caiem as novas sementes de linhaça que se voltarão a semear.





Os molhos de linho são colocados no ribeiro, onde ficam até perderem a sua cor verde. Depois é retirado e bem lavado, coloca-se ao sol a secar para adquirirem um tom mais branco.
Em Agosto, sob um sol quente as mulheres maçam e espadanam o linho. 








Depois é necessário passá-lo no sedeiro, daqui obtemos três produtos, os tomentos que é um produto mais bruto do linho, a estopa, mais grossa e o linho o mais fino.


Segue-se a fiação com roca e fuso donde resultam as maçarocas. No sarilho fazem-se as meadas a partir das maçarocas.
As meadas são cozidas com cinza para branquear. Na dobadoira fazem-se novelos.













Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caixa em tecido

Mais uma caixa em tecido, prenda de natal atrasada :) Bj Raquel

Best Friends Forever

Está muito na moda as "Best Friends", com pares que ficam perfeitos, assim a minha princesa de 12 anos. Convém mencionar. Decidiu fazer uma  prenda original para oferecer à sua BF e eu achei a ideia genial. Desenhou no feltro os moldes e correu para a máquina de costura, ficou giríssimo...😍 My 12 years old daughter decided to make a special gift, -the so nowadays fashionable BFF in prefect pairs- to her friend. She draw her designs in felt and then she sew it on the sewing machine. Aren't they lovely?😻 Sejam criativas Be criative Bjinho Raquel

Era uma vez uma casinha...

Esta é a casinha da Cristina,  não ficou mimosa esta casinha com todos os seus detalhes fofinhos.😍❤ Beijinhos ❤Raquel ❤