Avançar para o conteúdo principal

Ciclo do linho


Esta era a nossa camioneta, igual a tantas outras não fosse o nosso cartaz ser uma homenagem a todas as bordadeiras que se encontravam a bordo. ;)
Vou tentar descrever o ciclo do linho, em Março é quando se semeia a linhaça (semente do linho). As sementes não devem ficar fundas, pois as plantas são arrancadas do solo.




Estas são arrancadas em Junho quando as cantarinhas estiverem maduras e depois de colhidas ripam-se num ripanço, das cantarinhas caiem as novas sementes de linhaça que se voltarão a semear.





Os molhos de linho são colocados no ribeiro, onde ficam até perderem a sua cor verde. Depois é retirado e bem lavado, coloca-se ao sol a secar para adquirirem um tom mais branco.
Em Agosto, sob um sol quente as mulheres maçam e espadanam o linho. 








Depois é necessário passá-lo no sedeiro, daqui obtemos três produtos, os tomentos que é um produto mais bruto do linho, a estopa, mais grossa e o linho o mais fino.


Segue-se a fiação com roca e fuso donde resultam as maçarocas. No sarilho fazem-se as meadas a partir das maçarocas.
As meadas são cozidas com cinza para branquear. Na dobadoira fazem-se novelos.













Comentários

Mensagens populares deste blogue

Beleza

Nos últimos tempos tenho conhecido pessoas muito interessantes que me inspiraram para escrever sobre este tema. Este tema aplica-se a homens e mulheres é para todas as idades e serve para termos outra visão sobre a nossa postura perante a vida. Qual o ideal de beleza? Pois,este assunto, na realidade não existe um ideal de beleza. As revistas sempre encontram as imagens mais apelativas para nos alimentarem a visão. Mas, o Ser Humano é composto por CORPO e ALMA. As revistas não estão erradas, elas são consumidas em massa, portanto não podem estar erradas, nós é que as lemos de forma errada. Aqui entra o trabalho que estou a desenvolver, vamos aprender a ler as revistas de forma a que estas vão ao encontro das nossas necessidades e não o contrário. Constantemente me deparo com pessoas que tentam através da imitação atingir os objectivos de beleza e moda, mas isto não vai satisfazer a nossa alma. É demasiado desgastante e um objectivo por vezes impossivel de se atingir. Nós só somos h...

Bolsa

Ainda consegui arranjar tempo de acabar esta bolsinha, mas as fotos ficaram muito más. Lamento :( Bj Raquel

Avental

Mais uma proposta de avental da minha Isabelita. Apesar dos trabalhos serem muito bonitos na realidade as histórias que eles contam é que os tornam especiais. Isto é algo que só se consegue quando somos nós a realizar as prendas.  Certo? Bjinho Raquel